Sabe aquele vendedor chato?

então… deixa eu te falar uma coisa…

A profissão de vendas é uma das mais nobres e mais importantes do mundo. Ela move a economia. Ela traz resultado e lucro pra empresa. Ela paga muito bem pra quem for ativo e busca o resultado do ZERO!!! Porém é uma das mais julgadas porque existe muito amadorismo pelo simples fato de não existir faculdade de Vendas, assim como falta de postura do indivíduo querer se profissionalizar por conta própria. As pessoas simplesmente caem em vendas pela necessidade. É julgado por acharem que “ele não deve ter dado certo em nada na vida, então virou vendedor”. Então ele acaba sendo tachado de “chatão”, aquele que empurra as coisas ao invés de ajudar uma pessoa a tomar uma decisão que ela mesma nem sabia que precisava tomar por falta de atitude ou de coragem, com medo de perder alguma coisa. Faz sentido isso?

Estou falando de persuasão, e não de manipulação. Quando um cliente entra em uma loja ele não está à passeio, senão estaria no cinema ou praça de alimentação. Entrou porque está interessado em alguma coisa. Quando o vendedor PROFISSIONAL percebe que ele olha demais para um produto, entende que existe algum desejo ou necessidade para ser atendida, então ele dá um empurrãozinho dizendo algumas frases mágicas que ajudam o cliente a tomar decisões, do tipo “pode levar, se não funcionar devolvo seu dinheiro”, ou “é a última peça”, ou “todo mundo está comprando”, ou “este produto é novidade”, enfim… gatilhos mentais que abrem a mente do consumidor.

A meta de vendas é simplesmente a gasolina que faz ele acordar cedo e dormir tarde em busca de uma recompensa. Gera sentimento e necessidade de Crescimento, Reconhecimento, Produtividade, Legado. Então acaba virando um jogo de video-game onde o vendedor não sossega enquanto não “matar o poderoso chefão” e passar de fase. E com esse espírito ele consegue blindar todas as objeções e preconceitos que metralham contra ele o dia inteiro. É tirar o sentimento do resultado da abordagem. E o resultado vem com um jogo de números. Pura estatística.

Se você tiver perfil de compra, com certeza vira alvo. Mas se suportar com naturalidade ouvir milhares de NÃOs, você tem perfil de vendas/empreendedor, e pode viver o melhor da vida com os poucos SIMs que vai encontrar. Meu amigo, sinta-se privilegiado por fazer parte da meta de alguém. O pior que poderia acontecer na sua vida é não ser visto, ser rejeitado até mesmo por vendedores. Respeite esta profissão 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *